Escolha uma Página

Ensino

Encontre aqui informações sobre as disciplinas de graduação e pós-graduação

Fundamentos de Química para as Ciências Biológicas

OBJETIVO: Fornecer os fundamentos químicos para compreensão do ambiente, das propriedades dos materiais e processos biológicos, levando em consideração a estrutura da matéria e suas transformações químicas 

Métodos e Instrumentação para Ensino de Química II

OBJETIVO: Refletir, adaptar e aplicar diferentes recursos, metodologias e instrumentos para o ensino de Química, tais como a experimentação, contextualização, interdisciplinaridade, jogos, recursos áudio-visuais  

Introdução aos Laboratórios de Química

OBJETIVO: Desenvolver habilidades cognitivas e sociomotoras durante a aplicação de procedimentos experimentais que envolvem conteúdos de Química Geral.

 

Teorias de Aprendizagem e Ensino

OBJETIVO GERAL: Compreender os pressupostos das diferentes teorias que explicam o processo de aprendizagem, diferenciando-as e aplicando no contexto de ensino escolar e na fundamentação teórica dos projetos de pesquisa

Os três pilares das minhas aulas!

w

Diálogo

Minhas aulas são sempre pautadas na honestidade, democraria e diálogo! Os alunos são encorajados a apresentarem seus pontos de vistas e necessidades para melhorar a disciplina durante e após a sua finalização.

Planejamento instrucional

Minhas aulas são cuidadosamente planejadas para ter um balanço entre o conteúdo disciplinar e a prática profissional. A organização e a gestão de tempo é fundamental, mas sempre com flexibilidade.

Paixão!

Amo o que faço e me dedico ao máximo para que os alunos possam mobilizar conhecimentos científicos e desenvolver habilidades sociais, de resolução de problemas e senso crítico. Essa paixão se reflete no engajamento às aulas.

Olá! Eu sou a Joana

Professora Adjunta da UFF – Área: Ensino de Química

Interação, Inovação & Individualização

Cada turma é única e, por isso, eu procuro adaptar tarefas que privilegiem as melhores qualidades dos alunos ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades e competências necessárias à prática profissional. Na universidade nem sempre é possível um ensino individualizado, mas a interação e a empatia com os alunos pode auxiliar a manter um olhar mais próximo daquilo que cada um necessita. Por fim, a inovação didática é uma busca constante; a reflexão sobre a minha prática profissional durante o ensino e após o término da disciplina norteia novas escolhas para turmas futuras.  

"A aula de Fundamentos de Química era complexa para mim, porque eu sempre tive dificuldade no ensino médio, mas rever com o modo da professora ensinar me ajudou bastante a entender as matérias dadas. Queria parabenizar pelo trabalho da monitora e, principalmente, da professora. Muito obrigada pelas aulas!"

Aluna de Fundamentos de Química (Biologia), 2021.2 

 

"Fundamentos de Química foi a matéria que mais me surpreendeu, mais me fez ter vontade de assistir as aulas, aprender, fazer os exercícios... a didática da professora Joana é impecável, assim como sua paciência, carisma, empatia... A professora consegue fazer os assuntos mais complicados parecerem simples."

Aluno de Fundamentos de Química (Biologia), 2020.2

"Não só aprendi muito durante o semestre, como me diverti nas aulas, obrigada!!"

Aluna de Fundametos de Química (Biologia), 2021.1

"Parabéns, professora! Suas aulas são muito inteligentes e interessantes, seu carisma e seu carinho por nós alunos é impressionante. Obrigada por todo conteúdo passado e pela experiência de ser sua aluna."

Aluna de Fundametos de Química (Biologia), 2022.2

Perguntas frequentes dos alunos

Como faço para ser seu aluno?

Se você for ingressante da graduação, não é possível escolher exatamente em qual turma você cursará Química. Porém, se você não é ingressante, durante o período de matrícula você deverá escolher a turma em que o meu nome aparece como docente no plano de estudos.

Solicitei a matrícula na sua disciplina, mas fiquei como excedente. O que faço agora?

Quando a turma já está com número máximo de matriculados (considerando o módulo disponibilizado), o aluno pode ficar como excendente. Nesse caso, eu enquanto professora NÃO POSSO autorizar ou desautorizar a matrícula – isso é responsabilidade da coordenação de curso. Portanto, não adianta me mandar email, pois infelizmente não há nada que se possa fazer. Nas turmas de Fundamentos de Química, EU sempre abro pelo menos 5 vagas a mais para excedentes, mas não há certeza de que você conseguirá, pois há muitas variáveis que fazem o aluno “subir” ou “descer” na lista de prioridade de matrícula. 

Como são as aulas práticas conduzidas na sua turma?

No geral, as aulas práticas são focadas no desenvolvimento de habilidades e competências motoras relativas à experimentação. Mas, nas minhas aulas a prática deve vir acompanhada de explicações no campo teórico dos resultados observados. E tudo isso deve resultar nos relatórios experimentais com estrutura definida e manuscrito! Não há prova teóricas nas minhas turmas experimentais, porém poderá haver provas de caráter prático, conforme protocolos experimentais realizados ao longo do período.

Você é muito exigente nas suas disciplinas?

Eu diria que não, mas com certeza farei você trabalhar bastante. As minhas avaliações são muitas e de várias formas, desde perguntas de fórum, lista de exercícios, apresentações, seminários, trabalhos em grupo, projetos, leitura de artigos, provas, testes, relatórios experimentais etc. Os alunos costumam ter muitas chances de conseguir a nota suficiente para aprovação, mas não pode deixar de estudar e entregar as atividades.

Posso assistir suas aulas mesmo sem ser seu aluno?

Eu diria que isso não é o ideal! Mas, isso dependeria de muitos fatores como, por exemplo, você estar ou não matriculado na mesma disciplina com outro professor ou você simplementes querer relembrar o conteúdo, pois está vindo de outro curso, outra instituição ou estar no mestrado. Dependendo das condições e da justificativa eu posso aceitar sim alunos ouvintes na minha disciplina.

Fui seu aluno em uma disciplina e agora gostaria de fazer pesquisa no seu grupo. Como devo proceder?

Na graduação, eu só oriento alunos de Química Licenciatura. Então se você foi meu aluno, mas não é desse curso, infelizmente eu não poderei te aceitar. Mas, se você for desse curso, você pode me enviar um email se apresentando e colocando suas ideias. Se houver vaga e interesse, marcaremos uma reunião para conversarmos e, possivelmente, oficializarmos algum tipo de orientação de pesquisa. Aliás, eu sempre dou preferência em orientar alunos que eu já conheça o desempenho e personalidade.

Ir para o conteúdo